Blogo que nem um doido!

2.10.05

O Proletariado Charles

Costumo dizer que todos os dias me apaixono 3 vezes no metro. Isto é, obviamente, mentira pois isto não é conta certa. É assim mais uma média pois há dias muito bons e dias muito maus. Há mesmo dias daqueles em que não há nenhuma moça que me deixe com ideias menos próprias mas em compensação aí há uns meses apanhei uma excursão inteirinha de suecas e deu crédito assim para os próximos 2 anos.

No entanto este não vai ser mais um post sobre moças, os seus atributos e o funcionamento das minhas hormonas. Vou antes falar de um specimen bastante característico dos transportes públicos: a mulher proletária. A este grupo pertencem operárias fabris, mulheres de limpeza e funcionárias públicas diversas. Neste momento, e antes de lerem o resto do que vou escrever, estão a pensar "Ah, olha-me este burguês, armado em campeão". Por favor, não me chamem burguês. Campeão até é catita e bastante paternal.

Esta tribo normalmente movimenta-se em pequenos grupos e nas horas de maior movimento. Falam simultâneamente e em registos bastante agudos sobre temas como novelas, patrões, filhos, novelas, desejos sexuais reprimidos e novelas. As suas vestimentas são à base da saia assim abaixo do joelho em fazenda, e a blusa comprada numa botique no metro da Alameda. Aliás, qualquer pessoa que compre roupa em boutiques devia receber um cartão da Associação de Indivíduas Sem o Mínimo Gosto Estético, a AISMGE. Nos pés calçam os belos dos sapatos não-são-ortopédicos-mas-enganam - uma amiga minha usava sapatos ortopédicos e garanto-vos que não era coisa que abonasse a seu favor e também são pessoas susceptíveis e não deixam que pessoas como eu gozem com os seus pés. Como estou a fazer agora. Mas isso é porque tenho um fetiche por pés que não vou desenvolver num espaço tão público.

Como outra marca característica, esta gente tem quase sempre uma filha chamada Mónica, ou Kátia, ou Vanessa. Ou tudo junto. No cabelo figuram ainda as franjas estilo anos 80, á lá Samantha Fox, essa diva esquecida. Além disto moram numa periferia, tipo Amadora, Cacém, Massamá ou Talaíde.

No entanto, a grande característica destas mulheres é o belo do saquinho de plástico que levam sempre na mão. Lá dentro levam a revista Maria - para lerem tudo o que perdem por estarem casadas com o Zé Manel -, a TV 7dias - para saberem o que se passa na telenovela -, o kit tricot - veja-se lá, para fazerem ... isso mesmo, tricot - e muitas mais coisas que são ainda mais irrelevantes do que estas. Curiosamente, todos estes sacos são da sapataria Charles, porque é aí que se vendem os sapatos não-são-ortopédicos-mas-enganam que todas elas usam.

Sempre que vou no comboio ou no metro naqueles espaços com 4 lugares o meu maior medo é que apareçam 3 proletárias e decidam sentar-se ao pé de mim. Ainda no outro dia, mesmo por acaso aconteceu isso mesmo, mas felizmente 3 indivíduos de raça negra anteciparam-se às senhoras e passámos um bocado bem divertido até ao Marquês de Pombal.

Vou dormir que amanhã vou ter mais uma viagem para o trabalho e muita coisa pode acontecer.

2 Commentários:

  • Não que tenha andado muito de metro nos ultimos anos mas uma das piores características que te esqueceste de enumerar é o cheiro nauseabundo desses grupos de proletárias que falaste, bem como o dos jovens africanos (provavelmente estudantes practicamente formados e bem educados).

    Fetiches com pés? Gostas de amendoins com ou sem joanetes? É que começa a ficar dificil encontrar sem...

    By Blogger Kamala, at 3/10/05 06:24    

  • Eu já me apaixonei no Metro, uma vez...Mas considero isso um fenómeno tão ou mais raro que o eclipse visto ontem pelos "bragansuínos".
    Contraponho à tua viagem ciatdina o retrato duma viagem rural, mítica e inesquecível...Nelas-lisboa pela CP.
    Um misto de visagem de estudo com visita Inatel, idades acima de 65, couves de fora dos sacos, galinhas (vivas!), garrafões, caixas de ovos e um nauseabundo cheiro a queijo e chourição...O comboio aproxima-se de Santarém - a 45 minutos de Lisboa_ e os seus ocupantes começam a caminhar para a porta com medo de não saírem no sítio certo a tempo...Aguém lhes diz por favor que Lisboa é o fim da linha e não vão parar ao Algarve!???

    By Anonymous Anónimo, at 4/10/05 15:03    

Enviar um comentário

<< Página Inicial