Blogo que nem um doido!

23.5.06

Um Congresso à maneira

Eu sei, não tenho aparecido por aqui mas, para tal, tenho duas desculpas daquelas que sim senhora: tenho andado na apanha do caracol e em congressos do PSD. Destas duas, a primeira é possivelmente a que mais emoções provoca aqui na minha pessoa. É que eu nem sequer gosto de os comer, gosto é do acto de os apanhar. O boné, o saco de plástico do continente, o perigo iminente de urticária a cada apanha, o facto de ser um desporto exclusivo para adeptos do benfica. É assim a coisa mais portuguesa que consigo fazer, sem ser uma rapariga no mês passado que, penso eu, era portuguesa.

Quando não ando a correr atrás de caracóis, vou a congressos do PSD. Como o tempo é escasso, só fui a este neste fim de semana, mas gostaria de ter ido a quantos houvesse. E aquilo não foi, nem de perto nem de longe, como a apanha do caracol.
Participantes, paineleiros e comunicação social acusam-no de ter sido um congresso "morno". E perguntam vocês: o que é ser morno? É que quase sempre que vou ali à pastelaria Coimbra e peço um galão morno acabam por me trazer um galão quente ou, pior ainda, morninho ou a ferver. Aliás, conheço pouquíssima gente - excepto um indivíduo que costumava para ali no calçadão na Costa da Caparica (onde se encontram tipos que fazem quase todas as coisas que pessoas como eu têm de justificar em texto inúteis de blogs) - que consiga distinguir um galão morno de um galão morninho ou de um quentinho. Portanto, não tenho bem a certeza que assim seja com o congresso deste fim de semana passado pois sei de uma pessoa - que costuma parar ali para os lados da Costa da Caparica - que meteu lá o dedo e disse que até estava quentinho.

Temperaturas à parte, realmente as pessoas não tinham muita animação à excepção de uma moção que até teve a sua graçola. Mas nada de preocupante porque eu, moralizador e dinamizador da política nacional, tenho a solução para a falta de ânimo na participação nestas coisas. Passo a enumerar quatro medidas daquelas que vocês vão chegar ao fim e dizer para vocês próprios "como é que não pensei nisto" ou então "este indívíduo é genial".



Solução A: Sexo

Toda a gente sabe que a grande razão do pessoal ir para a política é para conhecer gajas ou para ter cargos importantes, e depois poder contratar acessoras e secretárias daquelas que se vestem bem e usam cremes com perfumes e emitem cheiro do outro lado da sala. E que querem subir na vida e, como tal, nos dão oportunidade de fazermos assédio sexual assim na boa. Outra coisa que o pessoal gosta é que sempre que se ganha uma eleição importante o pessoal tem a hipótese de "ir ver gajas nuas" fora das despedidas de solteiro.
Assim, penso que se devia dar uma ténue lembrança da hipótese de sexo na duração do congresso através da colocação de 2 jaulas suspensas com dançarinas exóticas exactamente ao lado do orador. Passaríamos a ter a certeza que o orador ia ter muita gente pelo menos a olhar na direcção dele e sempre se conseguia que o Santana aparecesse, o que anima sempre um congresso.


Solução B: Drogas

Epá, álcool. Faltava lá álcool! No barzinho não havia mais que uns cafés, águas e umas sandes manhosas daquelas empacotadas e que têm sempre atum. Uma das melhores curas para uma ressaca é sempre mais alcool e, como em todas as noites de congresso as pessoas vão para os copos, no outro dia de manhã era sempre dia de ressaca. Ora, umas cervejinhas ou um licor beirão resolviam a situação, já dizia o Manuel João, político e cantor de renome. E as strippers das jaulas iam ganhar muitas mais notinhas e "standing ovations".


Solução C: ... e Rock n' Roll

Outra coisa característica dos congressos é a qualidade da música que vai passando em loop quando não está a acontecer nada. É como aquelas músicas que dá num dos 30 intervalos dos óscares e que como já são 5 da manhã normalmente nos irritam ainda mais. Por outro lado, os discursos não perdiam nada se tivessem um acompanhamente musical decente. Assim por exemplo um discurso ao ritmo do "You can leave your hat on" com que as strippers certamente se deliciariam.
Além disto, tanto no hino do partido como no hino nacional não têm própriamente o impacto desejado com aquela gravação já antiga e tocada por uma filarmónica de uma terra qualquer com nome popular de orgão genital. Podia-se, por exemplo, meter ali no lado esquerdo que estava com espaço um grupinho de gospel, para dar um ar tradicional e assim mais impacto. Os membros da banda não poderiam, obviamente, chegar perto das jaulas de strip...


Solução D: Ah ... e uma entrega de prémios, para o ego

Para fazer daquilo uma coisa realmente a sério, fazia-se uma entrega de prémios em horário no nobre para distinguir os melhores do partido nos últimos tempos. Seria algo a sério, tipo óscares, mas que se chamariam "Carneiros d'Ouro" que eram assim uns mini-bustos de Francisco Sá Carneiro que as pessoas receberiam e agradeceriam às mãezinhas e paizinhos, bem como aos seus presidentes de secção, distrital e nacional. Poder-se-ia distinguir o político do ano, a secretária do ano, o prémio revelação, etc. Os discursos assim seriam bem mais divertidos pois iam agradecer além da família, a gestores de campanha, pessoal da maçonaria, chefes de repartições de finanças e a mim. O apresentador seria assim um gajo com muita piada tipo o Malato, ou outro qualquer membro dos Malucos do Riso, e tínhamos logo garantidos espectáculos de strip, música gospel e, se tivessemos muita sorte, algumas ideias.


Se todos os políticos conseguissem ter ideias como estas, eu não andava a apanhar caracóis.

2 Commentários:

  • Epah... escreve posts mais pequeninos sim?

    Queres ideias para os congressos do PSD serem mais animados? Convida o Tino de Rãs para ir dizer mal do Alberto Joao e do Valetim Loureiro. Assim sim, era capaz de ficar morninho...

    E gambuzinos? já apanhaste?
    Ah pois é bebe!

    By Blogger Kamala, at 24/5/06 04:50    

  • Ora aí está!!! Badas a Secretário-Geral já!!! Com um congresso desses tínhamos sempre que alugar o Estádio da Luz só pa albergar os observadores ;)

    By Blogger Bruno, at 24/5/06 14:58    

Enviar um comentário

<< Página Inicial