Blogo que nem um doido!

18.9.06

Trabalho, logo ... mais tarde

Estava aqui a por as leituras de blogs em dia e obrigatoriamente passei pelo Cantinho do Moranguinho para ver as últimas novidades, castigos e afins. No fundo, aquele blog é tipo a Caras mas assim metida num microcosmos e a falar mal de quem merece. No fundo é, assim, digamos, fixe.
Mas num dos posts, sobre as profissões, saltou-me a seguinte frase à vista:

Podia ter uma profissão normal, tipo médica, enfermeira, advogada, funcionária pública…Aí toda a gente saberia o que eu faço, ou no último caso, o que eu não faço!

Lembrei-me que realmente os funcionários públicos dizem que a profissão deles é essa mesma, funcionários públicos. Eu vi isto em concursos de televisão e a parte interessante é que dizem sempre a profissão assim com a cabeça rebaixada e num tom de voz quase indissimulável, como se estivessem a dizer que vêem daqueles filmes que eu nunca vi que tem têm raparigas que antes eram homens mas que ainda são mais ou menos porque ainda têm pila e que deixam - quem possa ver isto, não eu porque nunca vi - as pessoas confusas e assim com uma noção aguda de asco.
É que dizer que são funcionários públicos é o mesmo que eu dizer que sou trabalhador. Pronto é isso que eu faço, trabalho. Em coisas e trato de assuntos. E por vezes tenho reuniões, que não dão muito trabalho mas não dão para dormir e dão vontade. E escrevo coisas no computador. Coisas.

Por outro lado, existem profissões que também não conseguem responder qual é a sua profissão. Por exemplo, se perguntarmos a um biólogo o que faz, ele apenas pode dar duas respostas. A primeira, a da maioria, "Ah, estou neste momento sem emprego. Ando a analisar as propostas e a decidir o que quero fazer no futuro". A segunda, "Ah, analisei as propostas do KFC, Burger King e do McDonalds e estou a trabalhar no McDonalds. Espero evoluir para entrar no GreenPeace e ser fufa."

No fundo, mesmo dado isto tudo, quando digo a minha profissão a uma rapariga ela continua a ficar olhar para mim a tentar perceber porque é que não tenho borbulhas, onde está a minha t-shirt com um pinguim e calcula que me masturbei nas últimas 3 horas e que o farei de seguida a pensar nela. Também é suplício ser informático!

5 Commentários:

  • Obgda pelas referências ao meu blog e sim, de facto pode ser comparado à Caras, porque faço questão de me debruçar ssobre mt Freak show k anda por aí espalhado!
    Qt à descrição do informático, eu associo sempre uma cara à figura do "Informático": o Nuno Markl!

    By Blogger Adélie, at 19/9/06 11:35    

  • Eu não vou falar mal do Nuno Markl. Ele é omnipresente na net e vai encontrar este post e depois vai-me destruir com o seu email corrosivo. Já vi isto acontecer e posso dizer que o indivíduo roça o vil.

    By Blogger Ruben Badaró, at 19/9/06 15:51    

  • Ser funcionário público não é vergonha nenhuma. Aliás era o meu sonho. Infelizmente tenho um emprego a sério. A diferença entre empregos a sério e a fp é que nos empregos a sério temos que fingir que estamos a trabalhar enquanto escrevemos no computador. Normalmente messenger não conta como trabalho (no ponto de vista de alguns chefes). Na fp não é preciso fingir. Isso acaba por ser uma vantagem, porque às vezes lá na fp nem têm messenger.

    By Blogger Fixemobil, at 20/9/06 17:01    

  • Sempre sonhei ser funcionário público não sei pq mas não me quiseram (a faculdade de Medicina) mas nem tudo foi mau! eles é q ficaram a perder e eu a ganhar, mas nao podemos deixar de dizer q é uma boa vida ser FP grandes tachos nao fazem nada e é sempre garantido no final do mês a pois é bébé, o pessoal ganha mal mas tb trabalhar... trabalhar... é para os outros!

    By Anonymous Anónimo, at 20/9/06 17:37    

  • Ó xiripitica, não te sintas atingida. No lugar das biólogas podiam estar muitas outras profissões, só que eu conheço mais biólogos e assim é mais pessoal. Em relação às reformas, plano poupança reforma é a resposta. E quando a segurança social der a opção de gerirmos os nossos descontos ... melhor.

    By Blogger Ruben Badaró, at 21/9/06 01:04    

Enviar um comentário

<< Página Inicial